30/10/2008


É o fogo que nos aquece, não a fumaça. É um barco o que nos transporta pelo mar, não o rastro que deixa na água. Do mesmo modo, o que somos deve ser buscado nas profundidades invisíveis de nosso ser, não no reflexo de nossas obras. Nossa realidade íntima, haveremos de encontrá-la na alma, princípio de todos os nossos atos. (Thomas Merton)

29/10/2008

28/10/2008


A verdade está em vós. Sois representação e parte integrante do Todo Cósmico, partícipe ativo da cosmogênese, centelha divina a vibrar, mesmo estando presa no invólucro carnal. Cada plano vibracional de manifestação da Divindade Suprema encontra-se em vós. O macrocosmo está no microcosmo. A sua mente é Deus, a guiar-vos os caminhos. O Cristo-Jesus e o Pai eram únicos e assim também sois. Constitui-se harmonioso paralelo às palavras do divino mestre, o Cristo-Jesus: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” (Ramatís in Chama Crística – psicografia de Norberto Peixoto)


arte de Michael Kraehmer

27/10/2008


O pecado não existe, exceto na medida em que o criamos.
Somos nós, portanto, que devemos destruí-lo.
Se escolhermos fazer o mal, ele existirá até que o destruamos.
O bem não podemos fazê-lo, pois ele é o próprio alento do Universo;
Mas podemos escolher respirar e viver nele e com ele.

(Gibran Kahlil Gibran)

É certo que o homem fala a si mesmo; não há um único ser racional que o não tenha experimentado. Pode-se até dizer que o mistério do Verbo nunca é mais magnífico do que quando, no interior do homem, vai do pensamento à consciência, e volta da consciência ao pensamento. (...) Diz, fala, exclama cada um consigo mesmo, sem que seja quebrado o silêncio exterior. Há um grande tumulto; tudo fala em nós, exceto a boca. As realidades da alma, por não serem visíveis e palpáveis, nem por isso deixam de ser também realidades. (Victor Hugo, in 'Os Miseráveis')


(arte de Gaudí - Parque Guell)

25/10/2008


Aquele que supera seus desejos é mais corajoso do que aquele que conquista seus inimigos, pois a vitória mais difícil é sobre si mesmo. (Aristóteles)

24/10/2008


Para usar o seu poder, para ver a sua luz e garantir a chave que abrirá todas as portas da vida, você precisa deslocar a atenção do mundo exterior para dentro de si. Aprenda a ligar a sua força. Aceite e reconheça o próprio brilho. Não dependa dos outros para saber o que você vale! Acredite no seu valor e no poder de sua força. Até hoje você pode ter vivido com a sensação da sua incapacidade. Hoje, acenda a luz de sua força interior de amor e tome posse dela! (Iyanla Vanzant in A vida vai dar certo para mim)

23/10/2008



Assim como o amor cresce dentro de você, assim também a beleza. Pois o amor é a beleza da alma. (Santo Agostinho)

(arte de Simon Vouet - Venus Urania)

19/10/2008


O dever que temos para com a história é reescrevê-la. (Oscar Wilde)


(arte de Eugene Delacroix)

18/10/2008


Corte a dúvida ignorante de seu coração com a espada do autoconhecimento. Observe sua disciplina. Erga-se. (Bhagavagita)


arte de Lawrence Neal Katzman

14/10/2008


Cada um elabora o próprio programa de sucesso ou fracasso, mediante atitudes que se transformam em bases de segurança da existência, irradiando os seus conteúdos psíquicos conforme as qualidades vibratórias de que se constituem.
Não basta, portanto, anelar por esta ou aquela conquista. Torna-se imprescindível insistir e perseverar, de forma que a potência da idéia inusitada predomine sobre as que se encontram arquivadas comandando os acontecimentos. (Joanna de Angelis)


arte de Elvira Amrhein

11/10/2008


Sou responsável pela guerra quando, orgulhosamente, faço uso da minha inteligência para prejudicar o meu semelhante.
Sou responsável pela guerra quando deturpo as opiniões alheias que diferem das minhas próprias.
Sou responsável pela guerra quando manifesto negligência pelos direitos e propriedades dos outros.
Sou responsável pela guerra quando cobiço aquilo que uma outra pessoa conseguiu honestamente.
Sou responsável pela guerra quando procuro manter a minha superioridade de posição, privando outros da sua oportunidade de progredir.
Sou responsável pela guerra se considerar o meu semelhante e a mim mesmo como pessoas privilegiadas.
Sou responsável pela guerra se acreditar que uma herança me confere direitos para monopolizar recursos naturais.
Sou responsável pela guerra quando acredito que outras pessoas devem pensar e viver da mesma maneira que eu.
Sou responsável pela guerra quando consigo sucesso na vida que dependa exclusivamente do poder, da fama e da riqueza.
Sou responsável pela guerra quando penso que a mente das pessoas deve ser dominada pela força e não pela razão.
Sou responsável pela guerra quando acredito que o Deus da minha concepção é aquele que os outros devem acreditar.
Sou responsável pela guerra quando penso que o país em que nasce o indivíduo deve ser necessariamente o lugar onde deve viver.


(desconheço o autor - fonte: blog A luz do poema)

imagem: Banksy

10/10/2008


A trajetória de nossa vida pode parecer definitivamente marcada por certas situações. Nossa vida, entretanto, conserva sempre todas as possibilidades de mudança e conversão que estiverem ao nosso alcance. E tais possibilidades são tanto maiores quanto mais abrigarmos em nós de infância, de gratidão, de capacidade de amar. (Herman Hesse)

09/10/2008




Quando a criança percebe que todos os adultos são imperfeitos, torna-se um adolescente; quando os perdoa, torna-se um adulto; quando perdoa a si mesmo, torna-se sábio. (Alden Nowlan)

08/10/2008


Quando Deus criou o Homem, deu-lhe a Música como uma linguagem diferente de todas as outras. Mesmo em seu primarismo, o homem primitivo curvou-se à glória da música; ela envolveu os corações dos reis e os elevou além de seus tronos. (Gibran Kahlil Gibran)

04/10/2008




O amor e a verdade estão unidos entre si, como as faces de uma moeda. É impossível separá-los. São as forças mais abstratas e mais poderosas desse mundo. (Mahatma Gandhi)

03/10/2008


Podes criar hoje tuas oportunidades de amanhã. Na Grande Jornada, as causas semeadas cada hora produzem cada qual a sua colheita de efeitos, porque uma justiça inalterável rege o mundo. Com o vasto alcance de ação infalível ela traz aos mortais vida de alegria ou de angústia, a prole cármica dos nossos pensamentos e ações anteriores. (H.P. Blavatsky in A voz do silêncio)

02/10/2008




Tome partido. Neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. Silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado. (Elie Wiesel)